Optamos por uma confecção artesanal sustentável para oferecer aos nossos clientes uma jornada de bem estar, melhoria na qualidade de vida e satisfação.
Todos os fornecedores, fabricantes e parceiros têm um compromisso com a redução dos impactos ambientais, o que minimiza o máximo possível os danos à natureza e aos seres humanos, sejam eles usuários ou produtores.
NOSSOS
VALORES
RESPEITO à VIDA
Não utilização de trabalho infantil, forçado ou compulsório por parte dos fornecedores na cadeia produtiva.
Contribuição para a preservação ambiental.
INTEGRIDADE
Não discriminação.
Respeito às diferenças.
Combate a todas as formas de preconceito.
RESPONSABILIDADE
Autogestão das atividades.
Descarte mínimo e responsável dos resíduos.
PAIXÃO
Ambiente harmônico.
Razão e observação.
Inovação.
Promover capacitação profissional, política e intelectual.
O ATELIÊ
O Início
Cada coleção da Vibra gira em torno de um conceito. Esse é o nosso ponto de partida: estudamos com afinco cada tema, buscamos referências e modelos e pesquisamos detalhadamente tudo o que nos faz pensar no conceito escolhido. Nossas inspirações são as formas, a natureza, os ensinamentos da filosofia e a vida cotidiana; esses elementos, ao se interconectarem, constituem os movimentos e os fluxos da coleção.
O próximo passo é a escolha da matéria-prima. Realizamos um estudo criterioso de todas as possibilidades de tecidos, aviamentos e acessórios ecológicos, e então elegemos a dedo o que será utilizado.
Optamos por trabalhar com matérias-primas que possuem selos e certificações ambientais ou que geram o menor impacto possível ao meio ambiente. Com isso, a maior parte de nossos tecidos é composta de fibras ecológicas ou tem caráter upcycle (o upcycling é a reutilização criativa de materiais que seriam descartados).
O Fazer
Com o conceito formulado e as matérias-primas selecionadas, partimos para o processo de modelagem, que é realizado por modelistas parceiros que compreendem o conceito e o design da Vibra numa relação de entendimento e respeito mútuos.
Essa etapa é central para o desenvolvimento da coleção, por isso buscamos acabamentos de alfaiataria na confecção de cada peça e damos total atenção a todos os detalhes e especificações envolvidos no trabalho e no manuseio de cada tecido.
Isso tudo é feito no nosso ateliê, que está localizado na cidade de Indaiatuba (SP). Nesse espaço, que é o epicentro da Vibra, realizamos a confecção das peças piloto, os ajustes finos e a aprovação de cada modelo. O engajamento diário da nossa equipe garante a qualidade de alta costura de cada peça produzida.
Além de nosso ateliê, o processo de confecção também envolve uma pequena rede de oficinas com conhecimentos especializados. Localizadas em Indaiatuba, Campinas e São Paulo, essas oficinas são os motores de produção da Vibra e trabalham com costuras artesanais que fazem com que as peças, do começo ao fim, tenham um padrão de qualidade de alfaiataria.
Atualmente, a Vibra é dividida em seis grandes áreas, e cada uma delas tem um papel essencial para a construção e a evolução da empresa conforme os valores e os anseios presentes desde o momento da criação da marca até os dias de hoje.
As áreas que compõem a estrutura organizacional da Vibra são:
Gestão Estratégica: é responsável pelo setor de compras, pela coordenação financeira, pelas atividades corporativas e pelo planejamento de mercado.
Desenvolvimento do Produto & Produção: encarrega-se da criação e da confecção dos produtos como um todo, desde a escolha dos tecidos, a configuração do mix e a modelagem até o corte, a costura e a aprovação final de cada peça.
Publicidade, Marketing & Vendas: realiza a gestão da marca e a produção artística, pensa nas ferramentas de promoção e executa as vendas.
Infraestrutura: abrange toda a base de conhecimento e a tecnologia da informação (TI) presente nos processos.
Gestão Jurídica: engloba todos as questões legais que envolvem a marca.
Recursos Humanos: além dos aspectos técnicos, reúne todo o aprendizado e o conhecimento gerados ao longo de nossa caminhada.
As Conexões
Já no primeiro contato com os fornecedores de matérias-primas, com os parceiros e as parceiras que trabalham de forma direta ou indireta com a Vibra e, principalmente, com as pessoas que fazem parte da nossa equipe interna, realizamos uma reunião para apresentar os valores da marca:
PAZ: harmonia nas ações, nas comunicações, nas atitudes, nas decisões, nas relações, na resolução de conflitos e ao dar e receber feedbacks.
ATITUDE: determinação nas ações, comprometimento com as demandas, autogestão das atividades, comunicação clara, empenho, coesão e sinergia.
AMOR: verdade, devoção, simplicidade, reciprocidade, respeito, zelo, sinceridade e seriedade.
O engajamento com os nossos valores se traduz na consciência de todos os envolvidos com o objetivo de produzir roupas com altas vibrações – esse é o ponto central e o cerne da Vibra.
Trazer à luz um meio sustentável, gerar impacto social, valorizar os agentes e trocar conhecimento: tudo isso faz parte do DNA da empresa e norteia nossas ações no presente e no futuro.
AS PESSOAS
RENOVAR
TÊXTIL
A Renovar Têxtil tem mais de 30 anos de atuação na cidade de São Paulo. Quando começou, a empresa coletava resíduos e descartes de confecções, realizava a triagem dos materiais que ainda poderiam ser utilizados e, na última etapa, vendia esses materiais a outras empresas.
Ao longo de sua história, a Renovar Têxtil passou a atuar nos bairros do Brás e do Bom Retiro, chegando a retirar das ruas por volta de 120 toneladas de retalhos por mês. Se não fosse pelo trabalho da Renovar, todos esses retalhos iriam para os aterros.
Atualmente, a Renovar comercializa fibras têxteis originadas de resíduos e de descartes, estimulando a sustentabilidade e diminuindo a quantidade de lixo gerada pela indústria da moda na região.
A Renovar Têxtil coleta nossos retalhos de tecidos.
BANCO DE
TECIDOS
Estender o ciclo de vida dos materiais utilizados na indústria da moda e, com isso, diminuir a quantidade de resíduos nos aterros – esse é um dos principais objetivos do Banco de Tecido, projeto que nasceu quando a cenógrafa e figurinista Lu Bueno constatou que havia reunido mais de 800 quilos de tecidos variados ao longo de 20 anos de carreira.
Atualmente, o Banco é um espaço onde qualquer pessoa pode depositar tecidos que estão sem uso ou adquirir tecidos antigos e exclusivos que, por sua vez, foram descartados por outros. Esse sistema de economia circular engaja criadores e agentes da cadeia têxtil num ciclo sustentável, fazendo com que menos recursos naturais sejam explorados.
As sobras de tecidos são depositadas no Banco de Tecidos