Contato

+55 11 95297-0798

E-mail

contato@vistavibra.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest

Assine nossa newsletter

©2019 Vibra 

VIBRA COMERCIO DE ROUPAS ECOLOGICAS LTDA  |  33.482.526/0001-04   | Data estimada de postagem em até 7 dias 

 Rua Oreste Mazoni, 169, Indaiatuba, São Paulo, 13345-416

 

MATÉRIAS PRIMAS

ALGODÃO

O que conhecemos como algodão se refere, na verdade, às fibras colhidas de várias espécies de plantas do gênero Gossypium. A colheita dessas fibras pode ser feita tanto à mão quanto por meio de máquina; quando a colheita é realizada manualmente, o produto tem menos impurezas, mas ainda assim precisa passar por um processamento.


O descarte da fibra do algodão, se feito devidamente, não tem impactos ambientais, uma vez que a fibra é composta de material orgânico e demora cerca de três meses para se decompor na natureza.


Todo algodão empregado na fabricação das peças da Vibra segue os critérios da Better Cotton Initiative (BCI), uma ONG fundada em 2005 com o objetivo de tornar a produção do algodão mais sustentável e ética em todas as etapas da cadeia e engajar desde produtores até comerciantes, varejistas e fornecedores.


A BCI, em sua missão, enfatiza a relevância de garantir que as relações de trabalho no ciclo do algodão sejam justas e éticas e de que haja transparência perante o mercado, respeitando tanto quem produz quanto quem compra. 

 
 

LINHO

O linho é um tecido que vem da planta de mesmo nome, que por sua vez é rica em substâncias fibrosas. Utilizado pela humanidade há milhares de anos, o linho é um dos materiais mais sustentáveis utilizados pela indústria da moda.


A colheita do linho para a produção têxtil é feita cem dias após o plantio. Seu cultivo requer até 20 vezes menos água do que o cultivo do algodão, além de empregar uma quantidade baixa de fertilizantes. Outro benefício do linho é que ele não causa impactos nocivos ao solo, que pode ser empregado posteriormente para o cultivo de outras culturas.


Após a colheita, o processamento da fibra de linho também é permeado por técnicas que geram menos impactos ambientais; além disso, a produção emprega pouca energia elétrica e conta com fatores naturais, como a chuva e o sol. Para fechar o ciclo do linho, os resíduos provenientes são utilizados na fabricação de outros produtos. 

MODAL

Flexível, macio e gentil ao toque, o Modal é uma fibra rayon desenvolvida pelo Grupo Lenzing AG. Assim como o Tencel™ Lyocell, ele é altamente sustentável – tanto que foi certificado pelos principais órgãos europeus de rotulagem ecológica, como a EU Ecolabel.


O Modal origina-se da polpa da madeira de faia, que não precisa de irrigação e, dessa forma, desperdiça menos recursos hídricos. Aliás, todas as madeiras e polpas usadas na fabricação do Modal são provenientes de áreas geridas com práticas sustentáveis.


Os químicos empregados na produção do Modal, da mesma forma que o Tencel™ Lyocell, são “recuperáveis”, ou seja, são quase inteiramente recicláveis. As semelhanças entre as duas fibras não param por aí: o Modal também absorve umidade e é biodegradável, podendo se decompor no solo.


A Lenzing desenvolveu também uma tecnologia de fabricação do Modal conhecida como Edelweiss, que otimiza o uso do oxigênio de forma a reduzir os impactos dos processos químicos.


Atualmente, há no mercado algumas variações do Modal, como o ProModal, que é a combinação de Tencel™ e Modal, e o MicroModal, que resulta num tecido ainda mais macio. 

 
 

TENCEL™ LYOCELL

O Lyocell é o resultado da transformação da polpa extraída de certas árvores em fibra; já o Tencel™, por sua vez, é o nome comercial da fibra Lyocell produzida especificamente pelo Grupo Lenzing AG, multinacional com sede na Áustria.
 

O Tencel™ Lyocell, por vários motivos, é considerado como uma das fibras mais sustentáveis que existem atualmente. Para começar, ele é proveniente da madeira – mais especificamente, do eucalipto – e não necessita de irrigação, de manipulação genética ou do uso de pesticidas. Com isso, ele requer de 10 a 20 vezes menos água do que o algodão.
 

As substâncias químicas utilizadas para produzir o Tencel™ não são tóxicas, e os solventes empregados em sua fabricação são reciclados posteriormente. Outro ponto positivo é que a fibra do Tencel™ pode se decompor no solo.


De quebra, o tecido feito de Tencel™ tem um alto índice de absorção de umidade, o que impede a proliferação de bactérias que causam mau cheiro no corpo. O Tencel™, além de extremamente sustentável, é macio e confortável.

BOTÕES ECOLÓGICOS

A Vibra emprega alternativas sustentáveis em todos os aspectos da confecção das peças, desde as matérias-primas dos tecidos até os aviamentos utilizados.

 

Por isso, trabalhamos com a Ecobotões, que distribui com exclusividade no Brasil os produtos da marca portuguesa Louropel, a maior fabricante de botões no mundo e a única a produzir artigos ecológicos com tecnologia patenteada.